"Os Filhos são um presente do Senhor, eles são uma verdadeira benção..."

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Escolha da escola ou a escola da escolha???

É engraçado, estou vivendo duas fases, embora com filhos tão próximos. Ora me pego analisando coisas de bebês, ora coisas de criança... Ufa, ainda não cheguei a analisar coisas de adolescentes!!! haha

Esses dias, por causa de uma conversa com minha irmã que mudou de cidade recentemente e precisou mudar seus filhos de escola, estive pensando e analisando a situação de escolher uma escola! Além de mãe, também sou professora, envolvida e interessada nos modelos de educação atuais... E fico profundamente indignada quando ouço dizer em escolas que aprovam no vestibular!!! Quando o slogan da escola é esse: Esqueça... seu filho vai entrar lá pra aprender a humilhar, aprender a se achar, e TALVEZ passar no vestibular!

 As pessoas deveriam escolher escolas que formassem seus filhos além dos conteúdos. Na afetividade, cumplicidade, lealdade, respeito e diversidade... Mas na sociedade atual, o que importa é ser melhor que os outros... é ler antes dos 6 anos, passar no vestibular de primeira. Mesmo que isso custe a sua infância, trocando os momentos lúdicos que toda escola deveria ter, por bulling. As crianças dessa sociedade capitalistas, estão mais preocupadas se o colega tem o tênis da marca tal ou se é gordinho, do que em brincar juntos... usar a diferença em seu favor... PELO CONTRÁRIO... ser diferente é irritante...

Então eu fico pensando... em que mundo que vamos chegar com essa educação que fecha os olhos para as relações sociais afim de aprovar no vestibular, ganhar maratonas intelectuais, etc... etc...Sabe... apenas uma pessoa é que vence a competição, assim como, apenas 5% passam no vestibular em uma universidade pública... E o resto da população??? Ficam todos aglomerados esperando o rolo compressor passar em cima???

Por isso a escolha de uma escola pro seu filho e pros meus filhos, não devem ser pautadas apenas pelo slogan, e muito menos pelo preço... Deve ser muito mais profundo... Conhecer a pedagogia adotada, a equipe pedagógica, os professores... e se possível for, escolher a escola da escolha, ou seja, em que nossos filhos tenham a liberdade de criar, de se libertar, de conviver, aprender a ERRAR, e aprender com seus erros...

E as escolas públicas???? Nossos filhos vão estudar onde o GEOREFERENCIAMENTO mandar... trocando em miúdos, na escola próxima da sua casa... E cadê a nossa liberdade de escolha? Ou as escolas públicas adotam a mesma pedagogia de ensino??? Mas isso já é assunto para uma próxima vez... ou uma próxima indignação!!!!

Boa escolha de escolas de escolhas para todos nós!!!  : )

5 comentários:

  1. amiga vai no meu blog tbm
    http://vidadecasadavidadeamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gostei re!! por uma educação mais humanizada, livre de discriminações!!! quem sabe num outro mundo possível, né? pelo menos a gente tem que lutar. adorei esse post!

    ResponderExcluir
  3. A questão é circular, o problema maior é a sociedade e seus valores, que tem origem, também, na escola, que por sua vez reflete o caminhar do convívio social... e assim está posto um quase moto-contínuo. São necessárias inúmeras forças pensantes para alterar o caminho dessa máquina... e como também professor vejo a dificuldade principalmente entre os colegas professores e pedagogos... dificuldades tanto morais como técnicas (só não sei qual das duas é pior!!)
    Cabe, portanto, a discussão, exaustiva e pautada, sobre o tal problema da educação, que insisto ser antes um problema social não restrito.
    Abraços a vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei!! ainda bem q ainda não tenho estas preocupações...hehehe

    ResponderExcluir
  5. Oi Primo... concordo em gênero, número e grau... Há que se juntar MUITAS FORÇAS... o importante é não desistir, e seguir em frente, mesmo que muitas vezes, sozinhos!!!

    Adorei seu comentário!

    Adorei os outros comentários também!!!
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir