"Os Filhos são um presente do Senhor, eles são uma verdadeira benção..."

terça-feira, 12 de abril de 2011

O Garotinho que falava no diminutivo =)

É engraçado que quando o assunto envolve gravidez e filhos, todo mundo tem uma opinião. Talvez seja porque a maternidade/paternidade seja inerente ao ser humano. Todos, ou ao menos a maioria, passam, passaram ou vão passar essa experiência, nem que seja da irmã, do primo ou do vizinho. Bem, mas o intuito deste post nem é criar uma teoria de o porquê o assunto FILHOS é tão requisitado. É quase um domínio público! Sendo assim, é envolto de crendices populares. E eu, grávida, depois mãe, achava bobagem. Coisa mais tola... Só porque estou esperando uma menina minha barriga fica espalhada? Se espero menino engordo menos? Essas e outras milhares de crendices foram entrando no meu ouvido e saindo pelo outro. Mas, antes de sair, deram uma passeadinha no meu cérebro só pra hoje eu ter que dizer: "É, algumas crendices têm razão mesmo!" =S De fato, engordei menos quando esperei menino, nunca mais consegui dormir uma noite toda beeeeeem tranquila, e o menino começou a falar BEM mais tarde que a menina!

Pois bem, consegui chegar ao ponto onde queria! Ufa... minha capacidade de síntese tem melhorado...hehe... Creio que não existe orgulho maior pra um pai ou uma mãe, ouvir seu filho, lhe chamando, contando uma história em que você só entende o "mãe" askdfahjsnalwiurgha;skvnalsdjfghs "papai" a;skdfhalksdjbflasihflasmdn "bó" (que no caso seria bola). É uma linda fase. Primeiro os balbucios, depois as primeira verbalizaçoes, até que chama Papai? e então: maná (irmã)? Tá, tudo bem, o mamãe veio por último, mas antes da vovó e do vovô (ainda bem, né?). E assim desabrocha um lindo serzinho que anda feito patinho e fala umas palavrinhas bem pequenininhas tudo no diminutivo!

Incrível como cada criança vem com um chip programado (já disse isso uma outra vez, não?) Por mais que os pais e a sociedade sejam o principal exemplo na aquisição da fala, cada criança tem a sua própria personalidade. Isso explicaria o porquê algumas chamam mamá e outras tetê quando se referem ao leite seja na mamadeira ou no peito.

Eis que, bem mais tarde que sua irmãzinha, o garotinho Noamzinho, associou à sua fala o diminutivo, e por mais que a irmã e os pais insistentemente se referissem à chupeta como PETI, ele, por conta própria, a chama de PETINHA, e chama os sapatos de PATINHA, e quando quer mamar, MAMAZINHO. Assim surgiu um garotinho manhosinho com uma fala meio javanesca ainda, que por vezes mais balbucia que constrói frases, mas que tenta estabelecer uma comunicaçãozinha, ou melhor, uma comunicação cheia de INHAS E INHOS!

Este é o nosso filhinho, queridinho, manhosinho, grandãozinho, Noamzinho bonitinho!!! Será que temos algo a ver com isso???? hehehe... Pode ser, um pouco!!! Acho que deve ser porque ele é o filhinho mais novinho.... e é mimadinho... e por ser "maior" e aparentar mais idade do que tem, com seu instinto diminutivo nos lembra a todo momento de que ainda é pequenininho!!!

5 comentários:

  1. Reeee, que lindo! Isso é uma crônica! Muito bem feita! E o Noanzinho, então! Ah esse é um mimosinho da vózinha! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Re até imagino esse noamxinhu falando no diminutivinhu! rsrsrs bjos Quezia

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha, muito fofinho!!! Parabéns Re!!!Bjs

    ResponderExcluir
  4. OLá, adorei o seu blog, tenho um filho de 11 meses, criei um a pouco tempo dá uma olhadinha lá,o endereço do blog é: http://testesdamame.blogspot.com/
    tem testes de produtos de bebe. dicas, entre outras coisas,estou te seguindo agora, se puder retribuir, aguardo uma visita!! abçs

    ResponderExcluir
  5. Lindinho o Noamzinho!

    ResponderExcluir